sexta-feira, 21 de março de 2008

Autarcas do PSD iniciaram visitas às instituições de Real


Meio associativo é foco de desenvolvimento das Freguesias


O líder da Coligação “Juntos por Braga” e Vereador na Câmara Municipal, Ricardo Rio, acompanhado por elementos da CPS-PSD e da JSD de Braga, efectuou uma visita à Associação de Reformados de Real e à Fundação Vieira Gomes na manhã do passado Domingo, a convite dos eleitos pela Coligação Juntos por Braga à Assembleia de Freguesia de Real, inserida numa série de visitas programadas às diversas instituições da freguesia.

Com o intuito de conhecer a realidade associativa da freguesia, tomar conhecimento dos projectos e das dificuldades com que se deparam as instituições que desempenham o seu trabalho junto dos jovens, dos idosos e dos mais desfavorecidos, o Dr. Ricardo Rio levou uma palavra de amizade e respeito pelo trabalho efectuado pelo movimento associativo, considerando estas instituições um pilar importante na sociedade Realense, desejando-lhes que continuem pujantes e determinadas a olhar o futuro, futuro esse que deseja que se torne cada vez melhor, pelos méritos do serviço que prestam à sua comunidade.

Acompanhado por Rui Milhão, que encabeçou a lista da Coligação à Assembleia de Freguesia de Real em 2005, Ricardo Rio e a restante comitiva foram recebidos pela direcção da Associação de Reformados, uma associação ainda jovem, com cerca de ano e meio de existência, que procura ainda a estabilidade necessária para encarar o futuro com novos e mais abrangentes projectos.

Durante a visita, Dr. Ricardo Rio tomou conhecimento que a nova direcção, presidida por José Calhatro irá ser ratificada no próximo dia 15 de Abril em Assembleia Geral, onde se começará também a discutir uma alteração estatutária de forma a permitir que os Realenses e amigos de Real com idade a partir dos 55 anos possam fazer parte da referida associação ao invés doa actuais 65 anos, alargando assim a possibilidade a mais Realenses de poderem participar nas actividades promovidas pela associação e aumentando o número de associados que se cifra neste momento em 145.

A associação conta com um espaço com um bar de apoio e uma sala de jogos e convívio, pretendendo no futuro, a par com um leque de iniciativas que estão a ser programadas, que lhes seja cedida uma nova sala, de forma a que aí se possam desenvolver actividades de ocupação de tempos livres para os menos jovens da freguesia.

Rui Milhão transmitiu a sua satisfação por ver que os idosos da freguesia se conseguem organizar num movimento associativo, desempenhando já um papel importante no campo da acção social, desejando que continuem a colocar as suas competências ao serviço da associação, prestigiando assim a freguesia e contribuindo decisivamente para um aumento da qualidade de vida da população menos jovem de Real.

Fundação Vieira Gomes ajudou a mudar a face de Real

Numa Freguesia que se deparou historicamente com diversos problemas de índole social, por força do menor nível de vida das sua população e da evidência excessivamente frequente de várias patologias sociais, os representantes do PSD tiveram oportunidade de registar a sua satisfação pelo magnífico trabalho desenvolvido pela Fundação Vieira Gomes, e pelo papel que esta assumiu no sentido de transformar a imagem da Freguesia e de qualificar os seus jovens no seio de um projecto ambicioso.

Os Autarcas do PSD foram recebidos na Fundação Vieira Gomes por alguns elementos da Direcção desta instituição, liderada por José Milhão, tendo percorrido sala por sala todas as instalações do edifício Vieira Gomes, conhecendo assim detalhadamente como funciona o infantário aí instalado, actividade base da referida instituição.

A Fundação Vieira Gomes, uma das mais antigas da freguesia de Real, com mais de 90 anos de existência e detentora de um valioso espólio patrimonial, é sem dúvida, uma das mais representativas associações da freguesia, tendo dado um salto qualitativo nos últimos anos.

Presentemente, emprega 23 pessoas, na sua maioria de Real, e conta com cerca de 260 crianças inscritas no seu Jardim de Infância (desde os 3 anos) e nos seus ATL,S, estes últimos provenientes da Escola Primária local para o preenchimento de horários pós-escolares.

Há já alguns anos, a Fundação faculta ainda como actividades extra-curriculares aulas de música, informática, artes plásticas e educação física (esta sem qualquer custo adicional para os seus utentes), alimentando uma forte dinâmica cultural e de inter-acção com a população da Freguesia.

No decurso desta visita, houve também espaço para conhecer o projecto da nova Creche da Fundação, a edificar num terreno contíguo ao actual edifício e que está a ser alvo de uma candidatura ao financiamento pelo Programa PARES. Neste âmbito, Ricardo Rio lamentou a excessiva burocracia e morosidade destes processos, tanto mais quanto estão em causa projectos que visam dotar de melhores respostas sociais as várias populações.

A outros níveis, os responsáveis da Fundação expressaram a sua apreensão pela falta de apoio público ao seu projecto de criação de um Gabinete de Mediação Familiar e Ricardo Rio voltou a lamentar que a Câmara Municipal não assuma uma postura de maior colaboração com instituições como a Fundação Vieira Gomes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Creio que estais a fazer um bom trabalho, em 2009 ireis conseguir a vitória ha muito esperada.

Por si, para si e consigo, sempre com Real