terça-feira, 31 de março de 2009

Uma medida por dia ( 10 )


Promoção de um programa de ocupação de tempos livres e de férias para os jovens e menos jovens, marcando pela positiva as actividades de acção social, desportivas, lúdicas e culturais.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Uma medida por dia ( 9 )



Efectuar um estudo do acervo documental da Junta de Freguesia de Real, em parceria com o Departamento de História da Universidade do Minho, assim como o estudo histórico da divisão geográfica da Freguesia e elaboração de Monografia com mapa da Freguesia para divulgação e turismo.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Uma medida por dia ( 8 )

Criação de um "campo de trabalho ocupacional" para jovens da Freguesia, com abordagem de temas ligados às áreas do ambiente e patromónio.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Uma medida por dia ( 7 )


Ser protagonista e trazer á discussão pública a Comissão Social Inter Freguesias, com destaque para o apoio a idosos e pessoas com necessidades especiais na senda dos objectivos destas comissões, e que são:
- a promoção de colóquios e iniciativas afins, visando a melhor consciência, pessoal e colectiva, dos problemas sociais, o empenhamento na respectiva solução e a partilha de responsabilidades.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Uma medida por dia ( 6 )


Promoção, em articulação com as instituições oficiais, de acções de sensibilização, visando a prevenção do uso de drogas.

terça-feira, 24 de março de 2009

Uma medida por dia ( 5 )


Em colaboração com a Associação de Pensionistas de Real, e com técnicos de informática, com o intuito de ajudar os "jovens mais idosos" da freguesia a dar os primeiros passos na área da informática; criar cursos de formação básica para manusear computadores e conhecimento de acesso à internet.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Uma medida por dia ( 4 )



Assumir uma política de comunidade na intermediação de processos vários de natureza social, nomeadamente subsídios de rendas (através da Bragahabit), projectos de reconstrução de habitações degradadas, oferta de habitações a custos controlados, entre outras.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Uma medida por dia ( 3 )


Criação de Unidades de Mobilidade Condicionada, que trabalhariam no sentido de identificar e eliminar as barreiras arquitectónicas.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Uma medida por dia ( 2 )



Criação de uma UNIVA - Unidade de Inserção na Vida Activa, que ajudaria e prestaria apoio aos jovens e desempregados na sua inserção ou reinserção no mundo laboral.

terça-feira, 17 de março de 2009

Uma medida por dia ( 1 )



Criação de um Gabinete de Acolhimento Social, no âmbito da Rede Social de Braga, que contaria com a parceria de diversas entidades, tais como: o centro de Atendimento a Toxicodependentes de Braga, a Segurança Social, a Autarquia, Centros de Saúde, entre outros, e que permitiria a proximidade dos serviços prestados aos habitantes e a oportunidade de se desenvolver programas para os grupos mais vulneráveis e em risco de exclusão social.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Os zeros à esquerda

Toda a política local deveria ser pautada por uma enorme dedicação ao cidadão. Deveria ser guiada pelo respeito por pormenores que escapam ao poder central. Deveria moldar o dia-a-dia subtilmente para que as dificuldades fossem ultrapassadas sem que deixassem marcas pesadas. As juntas de freguesia deveriam ser um suporte de comezinhos desejos. De todos e para todos.

Esta ideia enraizada de que tudo está feito e que a gestão se guia por meros exercícios matemáticos ou contabilísticos, leva a uma asfixia de participação dos cidadãos nas actividades democráticas. Insistir neste afastamento levará à morte da democracia local, mais distante do parlamento, mas não menos grandiosa.

Na nossa freguesia, a eleição dos órgãos executivos foi a mais renhida dos últimos anos, prova do evidente descontentamento crescente que se manifesta diariamente nos vários locais que frequentamos. A asfixia da qualidade de vida a que assistimos nos últimos dez anos (depois de um salto infra-estrutural assinalável), leva-nos a pensar que estamos no momento exacto em que o “corpo adormecido” – esta alma Realense – necessita de reanimação urgente.

Precisamos de uma renovação geracional. Precisamos de novas perspectivas e visões alargadas, de uma vontade consentânea com o desafio que estamos a desperdiçar. Precisamos de mais cultura, mais cinema, debates, colóquios, feiras de livros e artesanato, dinamismo associativo e juvenil, mais informática e internet, mais poesia viva nas nossas vidas e que essa poética vivência se reflicta nos nossos caminhos com a alegria de viver nesta freguesia.

Espero fechar este ciclo este ano. A bem de todos, acredito nesta mudança refrescante.

Contamos com a vossa vontade de estimular o futuro da próxima geração, a dos vossos filhos ou netos, tendo como certo que o nosso esforço nunca será em vão.
Sérgio Gomes

quinta-feira, 5 de março de 2009

Boletim Informativo

Carregar na imagem para ampliar

O Boletim Informativo dos Eleitos pela Coligação Juntos por Braga à Assembleia de Freguesia de Real, tem sido distribuido pela Freguesia ao longo desta semana.
Porque somos defensores de uma política de proximidade entre os eleitos e os eleitores, comprometemo-nos, assim que tenhamos responsabilidades executivas, a editar um Boletim Informativo da Junta de Freguesia, com a finalidade de divulgar informações relativas às actividades da J.F, decisões da Assembleia de Freguesia e outras informações de interesse geral para os Realenses.
Por si, para si e consigo, sempre com Real