segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O que propusemos ( I )

Área Social:

· Gabinete de Acolhimento Social, no âmbito da Rede Social de Braga, que contaria com a parceria de diversas entidades, tais como: o Centro de Atendimento a Toxicodependentes de Braga, a Segurança Social, a Autarquia, Centros de Saúde, entre outros, e que permitiria a proximidade dos serviços prestados aos habitantes e a oportunidade de se desenvolver programas para os grupos mais vulneráveis e em risco de exclusão social.
· Unidades de Mobilidade Condicionada, que trabalhariam no sentido de eliminar as barreiras arquitectónicas.
· UNIVA – Unidade de Inserção na Vida Activa, que ajudaria e prestaria apoio aos jovens e desempregados na sua inserção ou reinserção no mundo laboral.
· Promoção, em articulação com as instituições oficiais, de acções de sensibilização, visando a prevenção do uso de drogas.
· Assumir uma política de comunidade na intermediação de processos vários de natureza social, nomeadamente subsídios de rendas (através da Bragahabit), projectos de reconstrução de habitações degradadas, oferta de habitações a custos controlados, entre outras.
· Ser protagonista e trazer á discussão pública a Comissão Social Inter Freguesias, com destaque para o apoio a idosos e pessoas com necessidades especiais na senda dos objectivos destas comissões, e que são:
- apreciação dos problemas e propostas de solução que lhe sejam apresentados e a procura de soluções necessárias, mediante a participação de entidades representadas ou não na comissão,

- o encaminhamento para o Conselho Local de Acção Social dos problemas que precisem da respectiva intervenção, juntando as propostas que acharem adequadas,

- a elaboração e difusão de estatísticas dos problemas que lhe sejam apresentados e do respectivo encaminhamento,

- a promoção de colóquios e iniciativas afins, visando a melhor consciência, pessoal e colectiva, dos problemas sociais, o empenhamento na respectiva solução e a partilha de responsabilidades.
. Em colaboração com a Associação de Pensionistas de Real, e com técnicos de informática, com o intuito de ajudar os “jovens mais idosos” da Freguesia a dar os primeiros passos na área da informática, criar cursos de formação básica para manusear computadores e conhecimento de acesso à Internet.

Sem comentários:

Por si, para si e consigo, sempre com Real